POR ALEXANDRE MATEUS
Para garantir o aumento a partir deste sábado, será editada uma medida provisória, segundo confirmou o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).
O Brasil também parece seguir as promessas realizadas durante as festas natalinas por todo cidadão brasileiro. “Ano que vem vou parar de fumar”; “prometo que farei dieta”; “quero ficar com alguém seriamente”... E, no caso da nação, “vamos ser felizes para sempre!”.
O ano de 2008 está narrando notícias favoráveis ao desenvolvimento dos cidadãos brasileiros com justiça. São novidades esboçadas nas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro, nas leis que se referem às empresas de telefonias, a abolição dos fumódromos em lugares públicos... Parece que acordamos
Mas o Brasil não está acostumado com pão-de-ló para fazer massas de bolo, nem tampouco com a estabilidade dos preços nas gôndolas do supermercado. Tanto não está que ir as compras se tornou um filme de terror provocando muito susto ou, diria também, um assalto a mão armada. Mesmo porque é comum, ultimamente, ser surpreendido por um assaltante acompanhado de uma bicicleta roubando seu vale-refeição.
No fundo, no fundo, meu primo está certo quando diz “esse é o nosso brasilzão”. Brasileiro é criativo demais, sempre inventa uma nova conduta, um novo jeito de pedir “Hey! Eu vivo nesse País! Dá para olhar para mim?” E, ele acaba esquecendo as promessas feitas no natal; talvez seja por isso que dizem sobre o brasileiro ter uma memória curta. Tudo indica que o poder, por sua vez, brasileiros, também.
Criar uma utopia, um conto de fadas é como criar promessas, ficam registradas em um livro para quem quiser ler, ano após ano.
A premiação do Oscar 2008 que aconteceu
A edição do Oscar que obteve maior audiência foi a de 1998, com uma média de 55 milhões de espectadores. O filme de destaque foi Titanic, que conquistou 11 premiações.
Não só a menor audiência dos tempos integrou sua última edição, mas também a existência de filmes com pouca bilheteria e a dominação de astros europeus. O filme ganhador da noite "Onde os fracos não têm vez", dos irmãos Coen, que deu a Javier Bardem o Oscar de melhor ator, alcançou apenas 64 milhões de espectadores na bilheteria americana.
Outros filmes vencedores na entrega de estatuetas deste ano, como "Conduta de risco" ou "Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet", receberam produções que atingiram uma pequena audiência na bilheteria, apesar de receberem boas críticas.
Clique aqui para conferir a lista completa dos vencedores da 80ª edição do Oscar.
POR PRISCILLA ALVES
As eleições para presidência da Espanha vão ocorrer no dia 11 de março. O atual presidente é José Luis Rodriguez Zapatero, do PSOE, partido de esquerda. Suas principais medidas no Governo foram feitas no início de seu mandato como a participação da mulher na metade dos cargos do Conselho de Ministros, a retirada das tropas espanholas do Iraque e a aprovação do casamento entre homossexuais.
Zapatero vai concorrer com Mariano Rajoy, do PP, partido conservador. Rajoy é contra o casamento entre os homossexuais e sua principal medida, se for eleito, é criar o ministério da família. Em 2004 Zapatero ganhou de Rajoy com pouca diferença, e as pesquisas apontam que este ano as eleições vão ser mais acirradas devido as acusações diretas de Rajoy ao atual governo.
POR DANILO CAIXETA
Com intuito de alavancar a audiência da emissora de Silvio Santos, no início das noites, estréia no próximo dia 03/03 o novo Aqui Agora, no SBT. O formato do programa será mantido; entretanto, fontes afirmam que haverá uma platéia formada por estudantes universitários, além de espaço para debates. Nomes que foram sucesso na primeira temporada do programa exibida em meados dos anos 90, já estão confirmados para a nova edição, é o caso dos repórteres: Magdalena Bonfiglioli e Celso Russumanno além da jornalista Christina Rocha.
Considerado o “pai” dos programas policiais na televisão brasileira, o Aqui Agora, do SBT, foi exibido de
DA REDAÇÃO
Com dez minutos de atraso ao horário marcado neste sábado (23), chegou o novo bispo da diocese de Uberlândia, Dom Paulo Francisco Machado, na catedral de Santa Teresinha, para celebrar a primeira missa oficial na cidade. Há cerca de dez meses o posto mais elevado da igreja católica em Uberlândia, encontrava-se vazio; pois o então bispo Dom José Alberto Moura elevou-se a Arcebispo de Montes Claros. Por uma decisão colegiada do clero municipal, o Padre Marcelo Sebastiano Augello, da paróquia de Nossa Senhora Apareceida, assumiu o cargo de administrador diocesano enquanto aguardava a nomeação oficial do novo bispo pelo papa Bento XVI.
Na sexta-feira (22) Dom Paulo foi recebido por milhares de fiéis na Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho). De forma simbólica, o Arcebispo de Uberaba, Dom Roque Oppermann o empossou.
Em conformidade com a lei canônica, se o bispo não toma posse em sua igreja catedral, onde se encontra a cátedra (cadeira pontifícia), no primeiro dia imediatamente posterior ele deve celebrar uma missa neste local.
Padres, diáconos, ministros e aproximadamente 500 fiéis aguardavam a chegada de Dom Paulo Francisco Machado na porta da igreja. Ao chegar, ele foi recebido pelo Pároco Olimar Rodrigues conjuntamente com o então administrador diocesano Padre Marcelo Sebastiano Augello. Ao som de aplausos e fogos de artifício, recebeu acenos e cumprimentos. A banda do 36° Batalhão Infantaria de Uberlândia o homenageou, executando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Cidade de Uberlândia. Acompanhado de padres, o novo bispo adentrou a igreja aspergindo água benta em todos os presentes. Após fazer orações, assinou o documento que o torna oficialmente no cargo. Já com as vestes características, portando na cabeça o barrete, e nas mãos o cajado, adentrou novamente à igreja, agora já como bispo para celebrar a primeira missa em sua catedral.
Ao final da celebração, recebeu homenagens de crianças da paróquia e agradeceu a presença de todos. Referindo-se a honrosa receptividade que teve desde o dia em que chegou a cidade, satirizou dizendo que deverá procurar um médico para cuidar do coração em virtude da tamanha felicidade. “Talvez depois de amanhã eu tenha que ir ao cardiologista.”
A febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa e não há necessidade de vacinar-se duas vezes, uma vez já vacinado no período completo de dez anos. Os principais sintomas da doença são: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, forte dor muscular, cansaço, calafrios, vômito e diarréia. Há dois tipos de febre amarela: a silvestre, transmitida pelo mosquito Haemagogus, e a urbana transmitida pelo Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue.
Não existem medicamentos específicos para combater a doença, porém, medidas sanitárias e a vacinação são indispensáveis. Àqueles que viajarão para as áreas de risco devem, dentre outros cuidados, tomar a vacina dez dias antes da viagem, sempre que possível usar calças e camisas que cubram a maior parte do corpo, e usar repelente.
Um dos deveres do Estado (município) previstos na Constituição Federal é fornecer transporte à população (Art.30,V,CF). Entretanto, para que isso ocorra de maneira satisfatória, o poder público nos trás a modalidade de permissão, que pode ser, como no caso de Uberlândia, de dez anos prorrogáveis por mais dez. Para as duas empresas que prestam serviço na cidade, Transcol e Auto Viação Triângulo, o prazo terminaria no mês de fevereiro. Tendo em vista o fim do contrato do transporte coletivo, a Prefeitura de Uberlândia daria oportunidade para empresas que desejassem trabalhar na cidade, que seria dividida em três setores e com isso poder contratar três concessionárias.
A licitação seria para trabalhar durante seis meses em caráter emergencial e depois, aberta outra licitação para os próximos dez anos podendo ser prorrogada por mais dez. Mediante essa contratação emergencial, o vereador Fernando Rezende (PMDB) fez uma denúncia na tribuna da Câmara Municipal na quarta-feira (13) que haveria uma facilitação para a empresa Auto Viação Cidade Sorriso da cidade de Curitiba e na quinta-feira (14), também na tribuna, mostrou fotos dos 95 ônibus plotados com o nome da cidade de Uberlândia, o que daria indícios que a empresa seria “carta marcada”.
O vereador fez a denúncia direcionada ao Ministério Público e registrou em cartório o nome da empresa que provavelmente ganharia a licitação. Para ele não seria viável a um empresário investir cerca de R$ 22 milhões, nos quais estariam inclusos os ônibus novos, plotagem e garagem, sem a certeza de que ganhariam a licitação. Caso a empresa ganhasse, teria que entregar os ônibus até o dia 19 de março com o prazo de 30 dias para plotá-los e durante esses primeiros dias poderiam circular com uma cor única, na frota total ou em parte dela. Porém, os ônibus estavam todos prontos na fábrica de carroceria COMIL, na cidade de Erexim (RS).
Com isso a Auto Viação Triângulo e a Transcol, entraram na justiça em primeira instância aqui
Os advogados das empresas foram até Belo Horizonte e entraram na justiça em segunda instância no TJ, mostrando todos os indícios de fraude; o juiz de plantão de sábado analisou o processo, as fotografias e reportagens sobre o assunto e mandou suspender a licitação até que estudasse melhor os laudos do processo. Na segunda-feira (18) às 16:00, a Procuradoria do município informou que por ordem do TJ a licitação estava suspensa temporariamente.
O Caixeta de Notícias vem com muitas novidades em 2008! Além do endereço, mudamos também a equipe e a estrutura organizacional dos trabalhos. O foco agora será a notícia de Uberlândia e região. Com intuito de preservar a dinamicidade e qualidade dos nossos trabalhos, passamos a contar com seis editorias (Beleza e Saúde, Cotidiano e Cultura, Cidade e Dinheiro, Política, Polícia e Revista; além do Carne Crua, do Boletim Semanal e mais futuramente o Podcast Caixeta de Notícias), que dentro das suas respectivas áreas trarão as melhores informações a você!
As melhorias não vão parar! A cada dia melhoramos e pensamos em algo novo, a fim de sempre, agradar o nosso público e primar pelo jornalismo sério, comprometido com a verdade e a imparcialidade. A todos vocês os nossos cumprimentos em agradecimento, reconhecimento e respeito.
DANILO CAIXETA
TIAGO FONSECA (tiago@caixetadenoticias.com)
Editor-Chefe
Apresentação (WebTV):
Amanda Mirely e Danilo Caixeta
Editores:
ANDRÉIA CARDOSO (andreia@caixetadenoticias.com)BÁRBARA SÁBIO (barbara@caixetadenoticias.com)
Saúde e Beleza
DAYANNA SILVA (dayanna@caixetadenoticias.com)
Cotidiano e Cultura
Repórteres:
Web Design e Marketing
TIAGO FONSECA (tiago@caixetadenoticias.com)
Copyright © 2008 - Caixeta de Notícias - Usando Blogger - A blogger por Blog and Web