terça-feira, maio 06, 2008

Das ruas de Uberlândia para o mundo

Por Camila Rabelo

Persistência e muita dedicação, esse foi o caminho que levou o entalhador/escultor, Valdeni de Almeida Santos, a ter o seu trabalho divulgado em vários países. Denir, como é conhecido, descobriu o seu talento artístico no exercício de sua antiga profissão, pintor de automóveis. Quando decidiu dedicar-se à arte, deparou-se com diversos obstáculos, inclusive com o descontentamento de sua família. No início de sua carreira, Denir fazia exposições em feiras e chegou há ficar um mês sem vender nenhuma obra.

Há 21 anos que o artista expõe sua “Galeria Aberta e Arte Vida”, como ele mesmo a denominou. Seus quadros foram vendidos em 11 países, tais como Suíça, Alemanha, França e Estados Unidos.

Denir mudou para Uberlândia há três anos, e escolheu como “local de trabalho” as ruas da cidade. Muitos se deparam nas ruas com um “homem simples”, e não sabem do reconhecimento internacional do artista.

Para o escultor, não é a força, mas a perseverança que realiza e conquista as grandes vitórias. Ele comenta ainda que é apaixonado por sua profissão, e que não há nada que o faça desistir dela. “Dedico minha vida a arte, sou muito feliz”, conclui.

2 comentários:

Unknown disse...

Achamos interessante vocês retratarem a vida de um artista não reconhecido aqui em Uberlândia, mas sim em outros países, mostrando como se inicia uma carreira popularmente não muito conhecida em nossa cidade. Nós os parebenizamos por esse intuito de mostrar como é dificil ser reconhecido artísticamente em Uberlândia-MG. E como é importante valorizarmos nossos artistas. Parabéns.

Breno Soares e Advair Rodrigues, alunos da Escola Municipal Professor Eurico Silva, 8° série, sala 10.

Meus amigos disse...

Camila Rabelo

Gostamos muito da sua reportagem sobre o artesão Valdini.Admiramos a sua atitude de querer apresentá - lo para Uberlândia.
Parabéns!

Larissa Rezende e Hudson José,alunos da Escola Municipal Professor Eurico Silva,8ªsérie,sala10