segunda-feira, setembro 29, 2008

COMUNICADO




O projeto Caixeta de Notícias nasceu com o intuito de cumprir um trabalho acadêmico e foi ganhando dimensões a ponto de se transformar em um grande portal de notícias de Uberlândia que abrangia diversos temas e assuntos. Com o passar do tempo, foi-se dificultando o degringolar dos trabalhos pela própria falta de disponibilidade dos envolvidos com o projeto. Foi válido como experiência profissional e tantas portas que foram abertas aos integrantes de nossa equipe. Aproveito para agradecer a atenção que a Unitri nos dispensou nesse período sendo a nossa grande patrocinadora, sempre de portas abertas, soube nos investir, e confiar em nossa proposta. Aos colabordores da instiutuição o nosso muito obrigado. Face ao exposto, comunico que as atividades do Caixeta de Notícias estão, a partir de hoje, temporariamente suspensas até que um novo plano de metas seja traçado e reorganizado as propostas, objetivos, pessoal e recursos. As aulas do curso de Jornalismo tem nos amadurecido muito, e nesta proporção nossa responsabilidade aumenta. Nestes 17 meses de existência, o Caixeta de Notícias conseguiu consolidar seu nome no âmbito da imprensa de Uberlândia, e sabemos que ao voltar suas atividades no futuro não vai ser tão complicado implementar uma nova proposta. A todos que fizeram parte deste traballho e a você, internauta, que periodicamente nos visitava e fez com que atingíssemos grandes índices de visitação, o nosso muito obrigado em agradecimento, reconhceimento e respeito.


Danilo Caixeta

Pra refrescar a semana



Ultimamente a temperatura esta muito elevada, e pra tentar amenizar o calor, vai uma receita simples de fazer, torta de sorvete....

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 lata de creme de leite
3 unidades de gema de ovo
18 colheres (sopa) de água
8 colheres (sopa) de achocolatado em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
3 unidades de clara de ovo

Modo de fazer

Balançar bem o creme de leite e deixá-lo na geladeira por mais ou menos 2 horas. Caramelizar com açúcar uma forma de buraco central (como se fosse para pudim). Levar ao fogo a água, o açúcar, o achocolatado e deixar ferver. Colocar no fundo da forma já caramelizada e levar ao congelador por 1 h.
Creme: Levar ao fogo o leite condensado, o leite de vaca e as 3 gemas. Assim que ferver retirar do fogo e deixar esfriar (ficará mole mesmo). Bater as claras em neve e colocar 4 colheres de açúcar, uma a uma e bater mais um pouco. Misturar este suspiro ao creme já frio e colocar o creme de leite com soro. Misturar levemente e despejar na forma caramelizada e levar ao congelador. Na hora de servir passar uma faca em volta e virar no prato.

terça-feira, setembro 09, 2008

Empresa oferece curso gratuito


Universidade Corporativa da Sankhya forma profissionais gratuitamente

O mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce no país. Se de um lado, comemora-se o crescimento do setor, do outro, lamenta-se a falta de profissionais qualificados. Recentes estudos dão conta de um déficit de 50 mil a 200 mil profissionais nos próximos anos.

Um levantamento da Catho aponta ainda que será necessário formar 100 mil profissionais para atender a demanda dos próximos dois anos. Para a Associação brasileira de Empresas de Software (Abes), o déficit será de 50 mil técnicos, graduados, especialistas e pós-graduados. Não há dúvidas de que essa é uma das poucas áreas onde sobram vagas.

Por causa disso, a Universidade Corporativa da Sankhya Gestão e Negócios oferece em Uberlândia, MG, um curso gratuito para operação de sistema (software de gestão Sankhya) há cada dois meses para a comunidade. O público-alvo são os jovens de 14 a 23 anos que buscam um primeiro emprego.

Sobre o Projeto

A iniciativa começou a ser implantada em 2007 para reforçar o compromisso de longo prazo da empresa com a comunidade. “O programa reflete a crença da Sankhya de que por meio do acesso às tecnologias inovadoras é possível estimular a educação e gerar oportunidades de emprego, estabelecendo um ciclo contínuo de sustentabilidade social e econômica”, explica Raquel Garcia, coordenadora de marketing da empresa.

Durante 60 dias os participantes aprendem um conteúdo com ênfase em fundamentos da administração e a operar o software de ERP (Enterprise Resource Planning – Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) e, assim, controlar todos os processos administrativos de uma organização. A estimativa é de os alunos consigam novas oportunidades profissionais graças ao programa, que facilita o contato entre as empresas que trabalham com tecnologia Sankhya e buscam mão-de-obra especializada. “Até o momento todos os participantes do curso oferecido pela Sankhya saíram empregados. Alguns pela própria Sankhya, outros até por empresas concorrentes”, explica Jane Boaventura, responsável pela Universidade Corporativa do grupo.

Cada turma é composta por uma média de 12 alunos. Metade participa do curso pela manhã e a outra metade à tarde. Mas para entrar nesse grupo é preciso passar por uma seleção da área de Desenvolvimento Humano da organização. “Eles têm que mostrar uma grande vontade de aprender e crescer, entre outros aspectos avaliados como um perfil aderente a esse tipo de negócio”, esclarece Boaventura.

“Esse projeto é mais uma ação de responsabilidade social da empresa que investe na formação de profissionais capacitados para o mercado”, conclui Raquel Garcia.

Caixeta de Notícias/Lead

segunda-feira, setembro 08, 2008

Desfile de 7 de setembro reúne 10 mil pessoas


Na manhã de ontem, sete de setembro, cerca de 10 mil pessoas – segundo a Polícia Militar – se reuniram na Avenida Floriano Peixoto, Uberlândia-MG, em comemoração aos 186 da Independência do Brasil.

O público pôde assistir aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, grupamentos de escolas, escoteiros, associações militares, comandos do Exército, grupamentos da Polícia Militar de Uberlândia, da Polícia Civil e de associações.

O evento começou às 8h30 com o hasteamento do Pavilhão Nacional na Praça Tubal Vilela. Em seguida foi realizada a revista da tropa, a execução do Hino Nacional e, por fim, o desfile cívico.

Segundo o pedreiro, João Batista, que prestigiava o desfile, o evento é uma forma de reativar nas pessoas o amor à pátria, "O desfile foi encantador. É muito importante comemorar este dia que é um marco na história do Brasil", enfatizou.

Por Camila Rabelo

Telecentro inicia atividades amanhã


Turmas serão formadas por 15 alunos e cursos são gratuitos

O Telecentro de Informática, inaugurado na semana passada na FIEMG Regional Vale do Paranaíba, em uma parceria o Trisoft e Uniube, iniciará atividades amanhã com as aulas de Windows para as turmas formadas com alunos com mais de 12 anos de idade da rede pública.

O primeiro módulo do curso será o ‘Windows’, curso com 6 horas de carga horária, dividido em duas horas a cada terça-feira. Em seguida, será ministrado o curso de Internet com a mesma carga horária a partir do dia 30 de setembro. Depois é a vez do curso de Word, este com carga horária de 8 horas, sendo ministrado a partir do dia 21 de outubro, com duração de duas horas cada aula.

Segundo o gerente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Carlos Quintiliano, os cursos oferecidos são de qualidade e os profissionais capacitados. “Foram contratados professores e instrutores com bons currículos. Os cursos são gratuitos com qualidade similar à dos cursos pagos que o mercado oferece”, afirma.

O Telecentro ainda ministrará os cursos de Power Point e Excel básico em 2009. Para mais informações: (34) 3230-5244.

Caixeta de Notícias/Serifa

quinta-feira, setembro 04, 2008

Atendimento por telefone é o maior alvo de reclamações


Pesquisa divulgada esta semana aponta que os brasileiros são os mais insatisfeitos com os atendimentos prestados por telefone, mas aprovam as facilidades da internet


Acaba de ser publicado o resultado da pesquisa que apontou o atendimento por telefone, popularizado pelos call centers, como maior motivo de insatisfação dos clientes ao adquirir um produto ou contratar os serviços de uma empresa. Realizada pela International Communications Research, sob encomenda da Accenture, a pesquisa ouviu pessoas em vários países, mas os brasileiros foram os entrevistados que mais condenaram o atendimento por telefone.

As principais reclamações estão relacionadas ao tempo de espera, a repetição das informações a cada mudança de atendente e a incapacidade de quem está do outro lado da linha em solucionar os problemas. Todos estes fatores foram responsáveis por colocar o atendimento por telefone no topo das reclamações, juntamente com as mensagens automáticas, com 38% de reprovação.

Essa insatisfação pode afetar até mesmo as campanhas publicitárias, uma vez que o consumidor relaciona o atendimento da empresa à marca do produto adquirido. O presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda – APP Uberlândia, Adalberto Deluca, observa que os clientes das agências locais muitas vezes não se preocupam com o atendimento ao consumidor no pós-venda, apesar de investirem na campanha de venda dos produtos. “Essa pesquisa só veio para confirmar o que percebemos no dia-a-dia em relação à insatisfação gerada pelo atendimento por telefone despreparada após a aquisição de um produto”, comenta Deluca.

Segundo o presidente da APP Uberlândia, o atendimento pós-venda pode ser melhorado mesmo através do trabalho das agências de publicidade que possui um vasto campo a ser explorado. “Devido à fiscalização enfraquecida e a falta de consciência dos próprios consumidores, muitas vezes o empresário não se preocupa em aprimorar este atendimento”, declara.

Caixeta de Notícias/Lead

terça-feira, setembro 02, 2008

Exposição - "50 ANOS DA OBRA “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”" no SESC




Fotos: Rafael Tannús/festaliteraria.blogspot.com

Foi aberta no dia 28 de agosto, em Uberlândia, a exposição em homenagem aos 50 anos do livro “Grandes Sertão Veredas” de Guimarães Rosa. O evento acontece na Galeria de Artes do SESC - Rua Benjamin Constant, 844 – Aparecida.
Pertencendo à Biblioteca Estadual Luiz de Bessa da Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, esta exposição ficará na cidade até a primeira quinzena de setembro e depois começará a percorrer o interior do estado.
O intuito é passar por meio de banners um pouco do escritor, suas histórias e seus personagens.

Informações e agendamento de visitas pelo telefone (34) 3212-9099

Por Ivânia Cavalcanti

Morre dona Ruth de Freitas mãe do vice-prefeito de Uberlândia


Faleceu ontem, no Hospital Santa Genoveva, aos 85 anos de idade, dona Ruth de Freitas Borges. Ela era viúva de Aldo Borges e deixa dois filhos, o vice-prefeito de Uberlândia, dr. Aristides de Freitas, e Marisa Junqueira, além de filhos, netos e bisnetos. Seu corpo está sendo velado na funerária Ângelo Cunha, na avenida Getulio Vargas, 2042. O sepultamento será às 18h no cemitério São Pedro.



Caixeta de Notícias / Segesc

segunda-feira, setembro 01, 2008

Cozinha do CN


Adoçando sua semana




Qual famoso bombom foi lançado aqui no Brasil em 1938? Qual bombom é vendido como um símbolo do romance?E qual em sua embalagem traz um casal, notas musicais e um violino?

Se a sua resposta foi Sonho de Valsa, você já esta apta à fazer uma torta com esse delicioso bombom. Essa receita além de prática e rápida, o seu sabor e inconfundível.

Ingredientes:

* 1 lata de leite condensado
* 1 lata (leite condensado) de leite comum
* 3 ovos separados
* 8 bombons sonho de valsa triturados e 6 para cortar ao meio e em palitos
* 3/4 xícaras (chá) de leite
* 6 colheres (sopa) de açúcar
* 1 lata de creme de leite sem soro
* 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Numa panela, misture o leite condensado, o leite e as gemas.
Leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um mingau.
Despeje numa forma e deixe esfriar.
Depois, espalhe por cima o sonho de valsa e reserve.
Misture o leite, o chocolate em pó e três colheres de açúcar.
Despeje por cima do sonho de valsa.
Bata as claras em neve, junte o açúcar restante, batendo sempre, e, em seguida, acrescente o creme de leite.
Misture com cuidado e espalhe sobre o doce. Para decorar corte os sonhos de valsa ao meio e em palitos e coloque-os sobre o chantili.
Leve ao freezer, por cinco horas, e depois coloque na geladeira.

Boa sobremesa!!!

Rendimento: 10 porções

Por Isadora Vaz

Nova coluna no C.N.




O que significa a palavra educação?


O significado da palavra educação está sendo debatida ao longo dos séculos. Segundo Paulo Freire, vem do latim “educare” e significa extrair de dentro de si. No entanto, há quem afirme que a palavra educação traz intrínseco em si uma série de significações, das quais pode-se destacar: processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do indivíduo, visando à sua melhor integração com o meio no qual está inserido e com isso tornar possível há esse indivíduo a prática dos usos da sociedade, civilidade, delicadeza, polidez e cortesia.

Por esse motivo o Caixeta de Notícias, todas as terças-feiras terá uma coluna sobre educação e como ela está inserida na vida de todos. Até amanhã!!!

Por Ivânia Cavalcanti