quinta-feira, setembro 04, 2008

Atendimento por telefone é o maior alvo de reclamações


Pesquisa divulgada esta semana aponta que os brasileiros são os mais insatisfeitos com os atendimentos prestados por telefone, mas aprovam as facilidades da internet


Acaba de ser publicado o resultado da pesquisa que apontou o atendimento por telefone, popularizado pelos call centers, como maior motivo de insatisfação dos clientes ao adquirir um produto ou contratar os serviços de uma empresa. Realizada pela International Communications Research, sob encomenda da Accenture, a pesquisa ouviu pessoas em vários países, mas os brasileiros foram os entrevistados que mais condenaram o atendimento por telefone.

As principais reclamações estão relacionadas ao tempo de espera, a repetição das informações a cada mudança de atendente e a incapacidade de quem está do outro lado da linha em solucionar os problemas. Todos estes fatores foram responsáveis por colocar o atendimento por telefone no topo das reclamações, juntamente com as mensagens automáticas, com 38% de reprovação.

Essa insatisfação pode afetar até mesmo as campanhas publicitárias, uma vez que o consumidor relaciona o atendimento da empresa à marca do produto adquirido. O presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda – APP Uberlândia, Adalberto Deluca, observa que os clientes das agências locais muitas vezes não se preocupam com o atendimento ao consumidor no pós-venda, apesar de investirem na campanha de venda dos produtos. “Essa pesquisa só veio para confirmar o que percebemos no dia-a-dia em relação à insatisfação gerada pelo atendimento por telefone despreparada após a aquisição de um produto”, comenta Deluca.

Segundo o presidente da APP Uberlândia, o atendimento pós-venda pode ser melhorado mesmo através do trabalho das agências de publicidade que possui um vasto campo a ser explorado. “Devido à fiscalização enfraquecida e a falta de consciência dos próprios consumidores, muitas vezes o empresário não se preocupa em aprimorar este atendimento”, declara.

Caixeta de Notícias/Lead

Um comentário:

Anônimo disse...

A espera no telefone foi de uns 20 minutos ao telefone 080088700000,para conseguir um número de cartão do smiles,que no final não resolveu nada.Como posso reclamar a defesa ao consumidor?