terça-feira, setembro 09, 2008

Empresa oferece curso gratuito


Universidade Corporativa da Sankhya forma profissionais gratuitamente

O mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce no país. Se de um lado, comemora-se o crescimento do setor, do outro, lamenta-se a falta de profissionais qualificados. Recentes estudos dão conta de um déficit de 50 mil a 200 mil profissionais nos próximos anos.

Um levantamento da Catho aponta ainda que será necessário formar 100 mil profissionais para atender a demanda dos próximos dois anos. Para a Associação brasileira de Empresas de Software (Abes), o déficit será de 50 mil técnicos, graduados, especialistas e pós-graduados. Não há dúvidas de que essa é uma das poucas áreas onde sobram vagas.

Por causa disso, a Universidade Corporativa da Sankhya Gestão e Negócios oferece em Uberlândia, MG, um curso gratuito para operação de sistema (software de gestão Sankhya) há cada dois meses para a comunidade. O público-alvo são os jovens de 14 a 23 anos que buscam um primeiro emprego.

Sobre o Projeto

A iniciativa começou a ser implantada em 2007 para reforçar o compromisso de longo prazo da empresa com a comunidade. “O programa reflete a crença da Sankhya de que por meio do acesso às tecnologias inovadoras é possível estimular a educação e gerar oportunidades de emprego, estabelecendo um ciclo contínuo de sustentabilidade social e econômica”, explica Raquel Garcia, coordenadora de marketing da empresa.

Durante 60 dias os participantes aprendem um conteúdo com ênfase em fundamentos da administração e a operar o software de ERP (Enterprise Resource Planning – Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) e, assim, controlar todos os processos administrativos de uma organização. A estimativa é de os alunos consigam novas oportunidades profissionais graças ao programa, que facilita o contato entre as empresas que trabalham com tecnologia Sankhya e buscam mão-de-obra especializada. “Até o momento todos os participantes do curso oferecido pela Sankhya saíram empregados. Alguns pela própria Sankhya, outros até por empresas concorrentes”, explica Jane Boaventura, responsável pela Universidade Corporativa do grupo.

Cada turma é composta por uma média de 12 alunos. Metade participa do curso pela manhã e a outra metade à tarde. Mas para entrar nesse grupo é preciso passar por uma seleção da área de Desenvolvimento Humano da organização. “Eles têm que mostrar uma grande vontade de aprender e crescer, entre outros aspectos avaliados como um perfil aderente a esse tipo de negócio”, esclarece Boaventura.

“Esse projeto é mais uma ação de responsabilidade social da empresa que investe na formação de profissionais capacitados para o mercado”, conclui Raquel Garcia.

Caixeta de Notícias/Lead

Um comentário:

Anônimo disse...

Como saber mais sobre o curso?
Local, telefone para contato.