domingo, agosto 17, 2008

Mente sã para ter um corpo saudável

Em meio ao auge dos anabolizantes, a polêmica dos suplementos e complementos alimentares ficou esquecida e o uso mais constante.


A beleza é tudo? Pode até não ser, mas todos a buscam de forma incessante. As academias estão lotadas, assim como os salões de beleza e as clínicas de estética. Porém, é preciso tomar cuidado com as promessas mirabolantes de alguns tratamentos. Para isso é preciso se manter sempre bem informado e buscar acompanhamento especializado. As academias são os grandes alvos da indústria da beleza, que a cada dia vem ganhando mais espaço. Entre suplementos, complementos, anabolizantes e muita malhação todos querem chegar ao “corpo perfeito” e não medem esforços, mesmo conhecendo os perigos que o uso destes produtos pode trazer à saúde.


A maioria das dúvidas é referente ao uso de suplementos e complementos alimentares. O suplemento alimentar se refere à uma dosagem maior de nutrientes do que é a encontrada nos alimentos. Já o complemento alimentar oferece nutrientes que não se obtém na alimentação.


Esses dois produtos podem ser encontrados em qualquer lugar e sua venda não é ilegal. Apesar disso, o consumo é restrito a pessoas
que tem uma necessidade calórica extremamente alta, e faz uso para melhorar o rendimento e desempenho, como os atletas, que gastam cerca de quatro vezes mais energia que uma pessoa sedentária, ou pessoas que tenham problemas com apetite, horários e carência nutricional.


A nutricionista, doutora Reila Santel, faz acompanhamento domiciliar e empresarial. Segundo ela, as pessoas procuram um tratamento
específico para atleta, quando na verdade são apenas praticantes de atividades físicas sem objetivo de competição. “Está havendo um consumo desenfreado destes produtos, indicados por ‘amigos de academia’, algumas pessoas chegam a tomar vários tipos de suplementos sem saber para que servem e acabam cometendo excessos, colocando a saúde em risco. O ideal é que exista um acompanhamento nutricional no momento da escolha da suplementação a ser utilizada e, principalmente, analisar se ela é realmente necessária”, ressalta.

Ainda não se tem uma conclusão sobre os efeitos colaterais que os produtos podem causar.Este tema é polêmico e contraditório, sem comprovações científicas. Portanto, não é muito fácil falar, depende do ponto de vista e conduta de cada profissional”, afirma a doutora Reila Santel.

Contudo, não basta oferecer mais energia, é preciso energia com qualidade, e isso se consegue através de uma alimentação variada e em quantidades adequadas. O importante é buscar o corpo ideal pensando no bem-estar e na saúde e isso, é claro, sem deixar a beleza de lado.

Por Priscilla Rocha

Nenhum comentário: