sábado, junho 28, 2008

Mundo digital parece não ter modificado os velhos costumes

Mesmo com a explosão da internet, os veículos de comunicação impressos continuam em expansão



Foto: Site Acerto de Contas

Com o surgimento da internet muito se falou sobre a extinção das mídias impressas, como os jornais e revistas, mas ao contrário do que alguns chegaram a afirmar, o número de exemplares destes meios de comunicação tem aumentado nos últimos anos. Essa informação foi apresentada pelo informe anual da Associação Mundial de Jornais (WAN, na sigla em inglês), divulgado este mês durante um congresso da classe realizado na Suécia.

De acordo com os dados apresentados no encontro, os exemplares da imprensa paga aumentaram 2,57% em um ano. Os números são ainda mais expressivos quando somados com os jornais gratuitos. Juntos, eles representam um aumento na distribuição mundial de jornais de 3,65% no ano passado e 14,3% em cinco anos. Apenas os jornais gratuitos representam hoje cerca de 7% da distribuição mundial de jornais. Aliado a esse aumento na distribuição da mídia impressa, cresceu também o número de anúncios publicitários.


A situação também pode ser percebida em Uberlândia (MG), onde segundo Adalberto Deluca, presidente da Associação dos Profissionais da Propaganda de Uberlândia – APP, mesmo com o descontentamento de alguns profissionais do meio quanto ao volume de negócios, a cidade acompanha a prospecção mundial. “Se olharmos o mercado macro vamos encontrar uma pequena explosão de títulos segmentados, com tiragem mais modesta. A soma certamente mostrará também crescimento. Há pouco tempo, tínhamos um jornal de expressão e uma revista, hoje temos pelo menos três jornais de circulação contínua e um sem número de revistas”, observa Deluca.


Caixeta de Notícias/Lead Comunicação

Nenhum comentário: