sexta-feira, abril 25, 2008

30% do transporte coletivo de Uberlândia volta a operar

Por Danilo Caixeta

A manhã desta sexta-feira, 25, foi mais tranqüila em Uberlândia (MG), entretanto, quem pretende utilizar o transporte coletivo da cidade, precisa ter muita paciência. Um acordo firmado entre representantes das empresas e dos trabalhadores, Ministério Público e Prefeitura Municipal de Uberlândia, realizado na noite de ontem, estabeleceu o retorno de pelo menos 30% da frota dos ônibus, às ruas de Uberlândia. Dos 336 veículos que operam no município, apenas 101 estão circulando.

O movimento no Terminal Central ainda é pequeno. Em protesto, muitos trabalhadores continuam parados em frente ao terminal. Para a atendente Jacqueline Biasi, o mais viável ainda é o transporte alternativo, mesmo sendo bem mais caro. “Eu não posso trocar o certo pelo duvidoso. Talvez vou ficar mais de uma hora esperando, tenho horário a cumprir”, afirma. A atendente afirmou ainda que pagou R$ 15 a um moto-táxi, para levá-la do bairro Marta Helena ao centro da cidade, onde trabalha. Equivalente a 690% mais, do que pagaria numa passagem do transporte coletivo.

Com o objetivo de garantir a segurança e preservar o patrimônio público, o policiamento foi reforçado em Uberlândia. Cerca de 300 policiais estão espalhados pelos terminas e estações de ônibus, principais praças e avenidas. A greve continua por tempo indeterminado.

Um comentário:

Unknown disse...

A greve dos ônibus trouxe muitos problemas para Uberlândia,além de desespero para a população que precisava usar o meio de transporte.Quem está perdendo com isso é a população uberlandense,pois deixa de ir para o trabalho por não ter condição de usar outro meio de transporte e deixa de ganhar seu salário para o sustento de sua família.