segunda-feira, abril 28, 2008

Greve do transporte coletivo de Uberlândia chega ao fim


Por Danilo Caixeta

Agora acabou. Após cinco dias de greve, nesta terça-feira, 29, o transporte coletivo de Uberlândia (MG) voltará a operar. Na tarde desta segunda-feira, 28, os trabalhadores do transporte rodoviário fizeram uma assembléia, e decidiram por acatar a proposta da Justiça do Trabalho, propondo um aumento de 6,6% nos salários e no tíquete alimentação e manutenção do intervalo de três horas entre uma jornada e outra, a chamada “dupla pegada”.

Inicialmente os trabalhadores reivindicavam um aumento de 7,5% nos salários e protestavam contra a proposta do sindicato patronal, na qual estabelecia a alteração do intervalo da “dupla pegada”, passando de três para seis horas. O promotor, Fábio Lopes, afirmou que o índice de 6,6% não é o mais justo, mas, o que seria possível no momento. “Já foi dado um índice que está acima da inflação”, afirma.

Após a aprovação dos trabalhadores, foi a vez das empresas manifestarem o seu parecer à proposta da Justiça do Trabalho, contudo, não houve resposta. Atendendo ao pedido da justiça por um "voto de confiança", os trabalhadores voltarão a trabalhar amanhã. Nesta terça-feira, 100% da frota dos ônibus voltam a circular.

Nenhum comentário: