Por Tiago Fonseca
Enquanto o número de infectados pelo HIV diminui em algumas faixas etárias, a quantidade de idosos portadores do vírus aumenta. Pesquisas apontam que a incidência em homens com mais de 60 anos aumentou de
Outra pesquisa, realizada no hospital Emílio Ribas, revelou que 80% dos homens idosos portadores do vírus foram infectados por relações fora do casamento. Enquanto 75% das mulheres contraíram o HIV de seus próprios maridos, os quais a adquiriram em relações extraconjugais.
Em entrevista à “Folha” o infectologista Jean Gorinchteyn afirma que, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, os idosos têm uma vida sexual ativa. O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa, a qual aponta que 60% dos indivíduos entre 50 e 59 anos se dizem sexualmente ativos e dos com mais de 60 anos, 39%. Muitas idosas nunca tiveram contato com um preservativo. “As mulheres não cogitam usar camisinha porque se sentem protegidas no casamento”, afirma Dirceu Greco, infectologista da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Um grande problema encontrado pelos idosos ao se depararem com a doença é o isolamento. Eles tentam esconder da família, amigos e vizinhos, passam por diversas dificuldades por não conversarem sobre o assunto e temem o preconceito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário