POR ALEXANDRE MATEUS
Uma comitiva formada por representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) estiveram em Uberlândia no último final de semana para conhecer os aspectos de acessibilidade aos portadores de deficiência, disponíveis na cidade. A comitiva tinha como objetivo conhecer o projeto de acessibilidade de Uberlândia o que poderá contar em favor da cidade na disputa por sede da II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que acontecerá no mês de dezembro.
O Centro de convenções Uberlândia assim como hotéis e restaurantes também foram visitados pela comitiva a fim de conferir as estruturas disponíveis para os portadores de deficiência. Além da hotelaria e espaços de eventos, o Estado João Havelange, a Arena Multiuso Tancredo Neves e o aeroporto também foram visitados. A comitiva checou a acessibilidade ao transporte, circulando de ônibus coletivo pela Av. João Naves de Ávila e elogiou suas plataformas para cadeirantes.
Uberlândia poderá também ser a primeira cidade do país a receber o título de cidade acessível conferido pelo Conade. O diferencial apontado pela comitiva, foi que o Município tem ações de acessibilidade em diversas áreas, característica que a difere das outras cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário