quarta-feira, março 12, 2008

Uberlândia pode receber título de cidade acessível


POR ALEXANDRE MATEUS

Uma comitiva formada por representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) estiveram em Uberlândia no último final de semana para conhecer os aspectos de acessibilidade aos portadores de deficiência, disponíveis na cidade. A comitiva tinha como objetivo conhecer o projeto de acessibilidade de Uberlândia o que poderá contar em favor da cidade na disputa por sede da II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que acontecerá no mês de dezembro.

O Centro de convenções Uberlândia assim como hotéis e restaurantes também foram visitados pela comitiva a fim de conferir as estruturas disponíveis para os portadores de deficiência. Além da hotelaria e espaços de eventos, o Estado João Havelange, a Arena Multiuso Tancredo Neves e o aeroporto também foram visitados. A comitiva checou a acessibilidade ao transporte, circulando de ônibus coletivo pela Av. João Naves de Ávila e elogiou suas plataformas para cadeirantes.

Uberlândia poderá também ser a primeira cidade do país a receber o título de cidade acessível conferido pelo Conade. O diferencial apontado pela comitiva, foi que o Município tem ações de acessibilidade em diversas áreas, característica que a difere das outras cidades.

Nenhum comentário: